fbpx
10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?
10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

Hey, Habib! A Revista Oka fez uma seleção com 10 tipos de casacos para você aprender a diferenciar cada um deles. Estamos, nesse momento, em contagem regressiva para o início do inverno, a estação mais fria do ano. Falando em inverno, sem dúvidas, é a época onde percebemos o claro aumento no uso de casacos para compor o look.

Essa peça coringa, muito referenciada como a terceira peça do estilo, é capaz de transformar qualquer composição. Então, para que você consiga perceber e diferenciar cada modelo, vamos lhe apresentar 10 tipos de casacos: parka, trench coat, sobretudo, doudounes, suéter, cardigan, jaqueta perfecto, blazer e casaco tweed. Confira!

Parka

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

A Parka é um casaco com referência militar que ganhou as ruas graças ao estilo punk/rock, inicialmente muito usado por cantores de bandas e soldados. É um casaco mais larguinho com capuz, bolsos e tecidos impermeáveis que protegem de condições climáticas severas. Uma peça que já foi marcada como masculina e hoje já domina o look de mulheres empoderadas e cheias de estilo, provando que roupa não precisa ter gênero.

Trench Coat

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

O Trench Coat é um tipo de casaco longo, indispensável para o guarda-roupa de inverno. É uma peça versátil, que valoriza o corpo, desenhando a cintura e alongando a postura. A parte de cima é mais justinha, com gola dobrada larga, enquanto a parte de baixo é mais soltinha e rodada. Além disso, tem como característica a presença de botões grandões e da faixa para amarrar na cintura. Geralmente é feito com versões mais firmes de tecidos como algodão ou linho e pode ser usada com calça ou por cima de vestidos e até saias.

Sobretudo

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

É um casaco pesado e bem quentinho que cobre o corpo todo, parando um pouco abaixo dos joelhos. Por ser bem solto, já foi visto como uma peça masculina mas foi, naturalmente, introduzido em looks de mulheres fortes e cheias de atitude. Nada de limitar um estilo de peça a um determinado gênero, certo? A escolha por cores neutras, como preto ou azul-marinho, deixam o look muito elegante. É a escolha ideal para eventos formais naqueles dias típicos de inverno, por exemplo.

Doudoune

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

O Doudoune é aquele casaco fofinho e volumoso, muito usado em locais de neve e que ganhou Brasil especialmente no inverno. Feito em matelassê, ou seja, costurado em formato de quadrados e retângulos em alto relevo, tem tecido sintético e impermeável, o que o torna a peça perfeita durante o inverno. Além de nos manter quentinhos, ele não amassa. Tudo de bom, né?

Suéter

10 Tipos de casacos. Você sabe diferencia-los?

O Suéter é um casaco de algodão ou tricô todo fechado, ele pode ser usado sozinho no outono e combina com calça de alfaiaria, jeans e outros modelos. Mas também é perfeito para criar sobreposições de looks de inverno. Em dias de frio mais intenso, ele é ótimo para usar debaixo de uma parka ou trench coat.

Cardigan

O cardigan faz parte dos looks de trabalho o ano inteiro principalmente se, na sua empresa, o ar condicionado fica ligado o tempo inteiro e o clima esta sempre fresquinho. O cardigan de algodão ou tricô são conhecidos pela leveza e ficam lindos, por exemplo, com camisa social. Além disso, essa peça também vai bem por cima de vestidos e pode ser usado aberto ou com os botões fechados.

Jaqueta Perfecto

A clássica jaqueta perfecto é de couro, com fivelas e faixas; muito usada e referenciada por motoqueiros e vocalistas de bandas de rock. Essa peça quentinha e poderosa é a que mais representa o inverno e tem o poder de deixar qualquer look mais urbano e moderno. Existem várias opções de cores por aí, mas a preta, por exemplo, funciona como curinga e fica ótima com calça skinny e bota ou com vestidos mais soltinhos.

Blazer

O Blazer é tipo de casaco coringa que combina com ambientes formais de trabalho, onde o dress code pede um look social completo e, também, com ambientes informais. Afinal é uma peça que fica super elegante com calça jeans, por exemplo. Uma peça que veio direto dos tempos dos alfaiates e que permanece firme e forte nos looks urbanos. Hoje, seu uso não é mais restrito apenas ambiente de trabalho, mas em qualquer situação que se queira atribuir elegância.

Casaco Tweed

O casaco tweed ganhou destaque, a princípio, pela estilista francesa Coco Chanel, nos anos 50, tornando-se uma peça clássica e símbolo de alta sofisticação. Explicando o tweed é um tecido de textura mais áspera, todo de lã ou mesclado com outros tecidos, geralmente com padronagens coloridas e diferentes. O casaco tweed é todo estruturado, com fecho de botão mas também encontra-se modelos mais moderninhos com zíper, e atualmente pode ser usado em uma diversidade de looks.

Hey, Habib! Agora que você aprendeu a diferenciar cada um dos 10 tipos de casacos, que tal ficar por dentro da cor do ano 2020 que está dominando tudo ao nosso redor, no Brasil e no mundo? CLIQUE AQUI para saber mais.

Comentários

Leia Mais
10 Tendências de acessórios para 2021 | Revista Oka
10 Tendências de acessórios para 2021