fbpx
Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!
Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!

Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!

Hey, Habib! Será que fazer alongamento de cílios pode ser perigoso? Antes de seguir com o procedimento é preciso ter consciência dos riscos. Cada corpo reage de forma única e essa experiência é um alerta. Vale ressaltar que existem profissionais qualificados no mercado e você pode ter um resultado positivo. Use o relato para uma reflexão que vai além do procedimento de alongamento de cílios.

Há um tempo, fiz um procedimento de alongamento de cílios com uma profissional que conheci no instagram. É inegável como ficamos vulneráveis ao nos depararmos com aquelas fotos lindas ou indicações das blogueirinhas que acompanhamos, não é mesmo? Me deixei levar e, após pesquisar no instagram diversos resultados e técnicas a respeito do alongamento de cílios, fui até o espaço domiciliar realizar o procedimento.

Alongamento de cílios: Técnica escolhida

Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!
Foto: @rafaellaoka

Conversamos, tirei algumas dúvidas e segui a indicação da profissional de optar pela técnica fio a fio. O motivo dessa indicação seria por eu ter cílios naturalmente cheios e essa técnica os deixariam ainda mais naturais. Uma pausa para um alerta de vaidade: você já cedeu à algum procedimento simplesmente por vaidade acima da necessidade? Seguimos refletindo, pois alongamento de cílios pode ser perigoso.

Pra quem não sabe, a técnica de alongamento de cílios fio a fio consiste na aplicação de um fio sintético ou de seda sobre cada cílio natural. Os fios são aplicados com tamanho, curvatura e espessura diferentes, de acordo com a necessidade e preferência de cada cliente. Além da técnica fio a fio, o mercado cria novas opções, destacando-se nesse momento o volume russo.

Alongamento de cílios: O procedimento

Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!
Foto: @rafaellaoka

Após a higienização, começamos com a aplicação que durou cerca de 2 horas. Durante o procedimento, senti desconfortos que começaram com ardor. A profissional alegou que era normal devido à cola (que ela chama de adesivo). Por fim, ao abrir os olhos vi o quanto eles estavam vermelhos. A profissional logo pingou algumas gotas de um colírio que ela tinha, sem me avisar e enquanto eu estava deitada na maca. Após eu questionar, alegou ser para limpar os olhos (Não permita o uso de medicamentos sem prescrição médica).

No momento da aplicação, senti uma dor forte no globo ocular. Uma sensação que começou ruim e só foi piorando. A profissional continuava alegando que era normal e que, com o uso do colírio em casa, logo iria passar. Me mostrou também que os olhos dela estavam vermelhos e ardendo apenas por manuseá-los. Vale lembrar que a profissional alegou ser a segunda vez que utilizava aquela marca de cola e, inclusive, me pediu que desse um feedback quanto a durabilidade da mesma. Em seguida, disse que era a melhor do mercado.

Alongamento de Cílios pode ser PERIGOSO!

Ao chegar em casa, continuavam os incômodos e acabei indo deitar para tentar me livrar daquela dor, que estava insuportável. No dia seguinte, acordei com os olhos ainda mais vermelhos e com uma dor muito forte no globo ocular. Sem saber o que fazer, cogitei ir ao médico mas quela dor e o nervosismo não me deixavam raciocinar nem admitiam soluções a longo prazo. Eu sentia tanta dor que meu marido foi comprar um colírio próprio para irritações nos olhos (não recomendo o uso de quaisquer medicamentos sem a orientação médica).

Ele comprou o colírio Geolab (cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado 0,15mg/ml + 0,3mg/ml) de uso oftalmológico adulto para irritações e vermelhidão. Comecei aplicando uma gota em cada olho 3 a 4 vezes ao dia e confesso que no começo era terrível (a sensação de picada no globo ocular assustava) pois eu estava sentindo muita dor nos olhos. Esse foi o auge do meu desespero, temi perder a visão de tão ruim que estava a situação. Eu disse, alongamento de cílios pode ser perigoso.

No dia seguinte a aplicação tornou-se suportável e pude sentir uma leve melhora quanto a vermelhidão e a dor. Devo confessar que fiquei com medo de voltar à profissional e a mesma me causar mais prejuízos (físicos, materiais e emocionais), então tratei de eu mesma tentar, com toda paciência e cuidado do mundo, remover o alongamento de cílios. Poderia ir a outra profissional para a remoção, mas temi ter consequências ainda piores por não conhecer alguém de confiança para o procedimento.

Remoção caseira de alongamento de cílios

Após pesquisar, vi o quão comum são relatos de sintomas como os meus. Relatos de dor, sensibilidade, vermelhidão e, em alguns casos, coceira. Consequências de uma possível má aplicação do alongamento pelo profissional. A técnica caseira mais simples e natural que encontrei, por minha conta em risco literalmente (não recomendo nem incentivo a utilização de dicas caseiras para remoção do alongamento de cílios), foi utilizar um algodão úmido em água morna sobre os olhos fechados para amolecer a cola e repetir o procedimento com toda paciência do mundo.

O procedimento é extremamente lento (visto que o alongamento era novo e a cola estava resistente) mas aos poucos você conseguirá soltar, com ajuda do algodão passado levemente sobre os fios, um a um. Na remoção, caíram tanto os fios sintéticos quanto alguns naturais. Aproximadamente 4 dias após ter feito o alongamento de cílios, com o uso do colírio e a lenta remoção caseira descrita acima, as dores cessaram e a vermelhidão saiu quase por completa.

Alongamento de cílios – Experiência negativa

Essa experiência negativa com o alongamento de cílios me trouxe vários aprendizados e reflexões. Confesso que, a princípio, cogitei não compartilhar tal experiência mas acabei decidindo pelo contrário no momento em que meu relato pode alertar quanto aos cuidados e riscos que procedimentos dessa natureza podem nos causar. Hoje estou me sentindo bem, com a extensão removida quase que por completo (não se pode forçar a remoção dos fios a todo custo pois pode causar a perda dos cílios naturais) e os olhos mais calmos. O medo de perder a visão, finalmente, passou.

Uma das minhas reflexões foram quanto à nossa vaidade: o que leva alguém, que tem bons cílios naturais, se submeter a um procedimento de alongamento de cílios mesmo sabendo que tal prática é suscetível a riscos? Não vejo nada de errado em sermos vaidosas, colocarmos cílios, maquiagens, o que for. O alerta fica para termos cuidado com tudo o que fazemos e que pode afetar a nossa saúde. Também é importante que saibamos reconhecer a real necessidade e os limites necessários para não nos surpreendermos com as consequências dos nossos atos.

Alerta: Fazer Alongamento de Cílios pode ser perigoso!
Foto: @rafaellaoka

Não recrimino tal prática e nem afirmo que nunca mais tentarei alongar meus cílios novamente. Quis compartilhar com vocês essa experiência que pode servir como alerta ou simples reflexão no que diz respeito à nossa vaidade e autoestima. Sem dúvidas, serei mais cautelosa quanto ao profissional escolhido, o espaço, os materiais, o armazenamento e equipamentos, bem como a medicação utilizada por um profissional não capacitado para medicar. Além disso, estarei atenta aos sinais que meu corpo dá. Como eu disse, fazer alongamento de cílios pode ser perigoso!

Comentários

Leia Mais
Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável
Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável