Curitiba Achei por Isabella Figueiredo
Curitiba Achei por Isabella Figueiredo

Curitiba Achei por Isabella Figueiredo

Hey, Habib! Conheça a história do blog Curitiba Achei. A Revista Oka está dando início a uma campanha de valorização de produtores de conteúdo em Curitiba – PR. Acreditamos que o valor da produção de conteúdos digitais tem sido cada vez mais relevantes e essenciais, principalmente com as transformações sofridas, nesse momento, em todo o mundo. Com o intuito de apoiar blogs e páginas que funcionam de forma independente, trouxemos a história por trás de cada uma delas além do seu posicionamento acerca de questões relacionadas. Convidamos Isabella Figueiredo, criadora do blog Curitiba Achei, para contar essa história. Confira!

Sobre a criadora do blog Curitiba Achei e como tudo começou…

Me chamo Isabella Figueiredo Lee, tenho 23 anos, sou curitibana raiz, que corre pra feirinha da Osório tomar quentão com marshmellow e fala leite quente, nascida e criada aqui a minha vida toda. Sou formada em administração e vivo do Instagram. Sou ariana e meu signo me define muito bem: extremamente resiliente, alto-astral é meu sobrenome, leal a tudo e a todos, honesta e super independente. Detesto estar desocupada e adoro estar com a minha família e meus amigos o maior tempo possível.

O Curitiba Achei surgiu em 2016 quando eu e uma amiga percebemos que adorávamos conhecer novas dicas de novos lugares. Além disso, nós tínhamos essa vontade de divulgar e espalhar para novas pessoas. Assim, nasceu a ideia de montar o Instagram para poder alcançar cada vez mais curitibanos e admiradores da nossa capital. A ideia do perfil é valorizar o comércio, produtos e serviços locais, mostrar para quem nos segue tudo aquilo que tem de novo e diferente na cidade. No começo, nem sonhávamos em alcançar tanta gente… Mas, cerca de um mês depois, já estávamos com mais de 1000 seguidores, o que, para a época, era muito significativo.

Produção de conteúdo: banalização x força

Hoje, é muito mais fácil encontrar perfis de divulgação e dicas de cidades. Inevitavelmente, a concorrência aumentou e passou a cobrar mais de nós. Nosso desafio no @curitibachei é buscar sempre novos conteúdos e passar a realidade daquilo que conhecemos, além de mostrar um conteúdo que gostaríamos de experimentar como consumidor. O Instagram possui um algoritmo que constantemente acaba prejudicando os produtores de conteúdo, mas isso não nos desanima. Muito pelo contrário. Faz com que a gente se reinvente e busque sempre aprender novas alternativas para podermos difundir aos nossos seguidores.

Ser criador de conteúdo, o que hoje é conhecido como influenciador, ainda é uma profissão muito banalizada, cercada de muito preconceito. É super comum, ainda, encontrar muita gente que não compreende que isso é o nosso trabalho, não entende que vivemos disso e acreditam que é nossa obrigação divulgar de graça ou como favor.
Mas acredito ser uma profissão que, aos poucos, vai ganhar mais visibilidade e reconhecimento. É um mercado que ganhou muita força nos últimos anos, sendo enxergado como um meio de comunicação entre as marcas e o seu público-alvo, tendo um intermediador que a divulgue com uma visão de consumidor. Hoje, busco constantemente aprender cada vez mais sobre a plataforma e sobre o poder de influência que nós temos. E é algo que eu descobri que sou completamente apaixonada!

Era digital: destaque x desafios

Hoje, eu digo que o nosso perfil no Instagram vai muito além de um trabalho. Esse mundo é uma diversão constante pra mim. Quando eu comecei a faculdade, tinha a certeza de que iria acabar trabalhando na monotonia e na rotina de algum escritório. Mas vejo o quanto essa parte de marketing de influência, e a “era digital” estão ganhando espaço! Trabalhar como influenciador, hoje, tem sido um sonho para muitas pessoas. É uma profissão que tem ganhado muito destaque, principalmente pelas blogueiras mais famosas.

Ser um criador de conteúdo, um influenciador, é muito mais do que só postar comidas e tirar umas fotos, principalmente quando se tem um público nichado, como o nosso. É um desafio incessante criar conteúdos todos os dias. Ao mesmo tempo, é muito mais vantajoso para uma empresa daqui de Curitiba apostar em um perfil como o Curitiba Achei, do que tentar a sorte em um perfil maior que não seja, necessariamente voltado ao público que a empresa procura. Pode ser, até mesmo, mais proveitoso e mais barato que apostar em propagandas ou publicações patrocinadas pelo próprio Instagram ou por outras plataformas, como o Facebook, por exemplo.

O valor da credibilidade em novos tempos

Sei que muitos influenciadores acabam divulgando qualquer coisa, desde que esteja entrando dinheiro. Não é o que buscamos no Curitiba Achei. Inclusive, muitas vezes, acabamos recusando ofertas de publicidade de empresas que já tivemos experiências negativas ou que não nos identificamos, porque acreditamos que a nossa palavra vale muito mais do que o dinheiro em si. Porém, ainda é muito difícil empresas aceitarem tranquilamente que o trabalho do influenciador tem, sim, seu preço.

É comum muitas pessoas acreditarem que devemos estar à disposição pra divulgar de forma gratuita ou do jeito que querem. Mas não é bem assim que funciona. São quase 4 anos de trabalho, de aprofundamento e aptidão no assunto. Quase 4 anos fidelizando nossos seguidores. Ainda assim, infelizmente, existe esse tabu em relação a como nosso trabalho é visto. Mas cada vez mais estamos conseguido esclarecer isso às marcas.

Com a crise e a pandemia pela qual o mundo tem passado, nossa rotina acabou se tornando bem mais corrida. Muitas empresas entram em contato com a gente buscando parceria para tentar alavancar suas vendas. No entanto, temos dado preferência às que ofereçam o delivery. Saúde e segurança acima de tudo!

Conheça o blog Curitiba Achei

Curitiba Achei por Isabella Figueiredo
@curitibachei

O Curitiba Achei hoje está presente somente no Instagram, mas possui uma proposta diferente da maioria dos perfis com o mesmo objetivo que o nosso. Queremos ajudar, principalmente, pequenos e médios empreendedores, que são empresas que estão no começo, mas, muitas vezes, possuem um grande diferencial e a maioria das pessoas ainda não a conhecem. Acreditamos que assim, nosso perfil consiga ser uma ponte entre o negócio e o cliente. Buscamos sempre conhecer e entender mais sobre a empresa antes da divulgação. Gostamos de, primeiro, nos identificar com aquilo que estamos indicando, pra daí poder passar para nosso público um conteúdo que gostaríamos de consumir.

Há 4 anos não imaginávamos a repercussão que o Instagram teria hoje. Começou como uma realidade muito distante, não parecia que um dia isso poderia, de fato, virar um ofício. Sempre foi um sonho trabalhar com a internet, algo que eu me identifico muito. Sempre acompanhei vários influenciadores, blogueiros e achava que jamais pudesse chegar perto disso. Hoje vejo que com dedicação e persistência, tudo é possível. Não podemos desistir no primeiro obstáculo.

Temos que acreditar no sucesso, com a consciência de que temos que crescer e nos aprimorar cada vez mais. Assim como eu, se você tem uma vontade e um objetivo, não desista! Estamos passando por um momento de crise e agora que é o momento de se manter focado. Aproveite esse tempo pra conhecer mais da área, estudar, refinar suas ideias. Com certeza, muitas pessoas não verão futuro no seu projeto, mas acredite que você é capaz e que seu sonho pode te levar a alcançar lugares jamais imaginados!

Hey, Habib! Agora que você conheceu a história do blog Curitiba Achei, que tal aproveitar para conhecer um outro blog chamado Rolês Curitiba? CLIQUE AQUI para conferir!

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