fbpx
Dê o primeiro passo por Thayane Pinheiro
Dê o primeiro passo por Thayane Pinheiro

Dê o primeiro passo por Thayane Pinheiro

Hey, Habib! A pauta destaque na Revista Oka, mais uma vez, enaltece e dá protagonismo a uma maravilhosa mulher real. Convidamos a influenciadora digital Thayane Pinheiro, criadora do projeto intitulado “dê o primeiro passo“, para contar um pouco da sua história e trabalho.

Com o propósito de incentivar pessoas a sair da inércia e dar o primeiro passo em busca de uma vida mais ativa, equilibrada e saudável. Em uma entrevista, Thayane fala abertamente sobre como tudo começou até que o compartilhamento de suas vivências com erros, acertos e aprendizados tornou-se seu propósito. Confira!

[Revista Oka] Thayanne, primeiramente é um enorme prazer conhecê-la. Conta pra gente um pouco sobre você e sua trajetória, pra quem ainda não lhe conhece.

Dê o primeiro passo por Thayane Pinheiro
@thayanepin Foto: Arquivo Pessoal

[Thayane Pinheiro] Primeiramente, sou eu quem agradeço o convite. Será um prazer compartilhar com vocês um pouco da minha história. Me chamo Thayane Pinheiro, sou baiana, tenho 29 anos, e sou formada em Fisioterapia pela UFBA. Em 2016, quando ainda era estudante de Fisioterapia, eu tive uma aula onde o professor pediu para que os alunos calculassem o IMC. Foi nesse dia que descobri que estava obesa grau 1.

Até o momento nunca parei para refletir o que a obesidade estava me acarretando mas, depois daquele dia, comecei a olhar para a minha vida com outros olhos. Meus pais e irmãos são obesos, minha mãe hipertensa, e eu cresci em um âmbito familiar onde o exagero na hora de comer era muito presente. Eu não sabia optar por um só tipo de alimento, eu queria comer de tudo.

Eu cresci exatamente assim, exagerando na hora de me alimentar, optando pelos alimentos mais calóricos e menos saudáveis, não gostava da ideia de praticar atividade física, e todos esses hábitos foram repercutindo na minha vida. Nunca tive problema com autoestima por estar gorda. Sempre vesti o que tinha vontade, saia para os lugares que queria, eu não tinha problema algum com o meu exterior.

Sempre me achei linda (falo isso de verdade) mas, quando parei para refletir em como tudo estava se encaminhando, eu resolvi mudar. Eu estava completamente sedentária, eu cansava aos mínimos esforços, subia um lance de escada e meu coração só faltava sair pela boca. Foi pensando nesses pequenos detalhes, que a decisão de mudar de vida/hábitos se tornou meu foco!

[Revista Oka] Como se deu o seu trabalho como influenciadora digital? O que você vem compartilhando com as pessoas nas suas redes sociais?

[Thayane Pinheiro] Nunca pensei que, um dia, fosse me tornar Influenciadora digital. Foi muito natural como tudo aconteceu. Quando decidi mudar de hábitos e ter uma vida mais ativa e saudável, eu optei por compartilhar a minha rotina alimentar, acertos e dificuldades, com as pessoas do meu Instagram (que até o momento eram amigos e família). Foi incrível, cada publicação que eu fazia sempre motivava alguém.

Por isso, eu resolvi abrir o meu Instagram para que mais pessoas pudessem ver (não só meus amigos e família). Foi nesse dia que várias pessoas começaram a me seguir e se motivar com o conteúdo que eu estava postando. Foi em 2016 que comecei a publicar sobre a minha mudança, e eu posso falar com propriedade que foi a melhor decisão que eu tomei. Saber que outras pessoas estão sendo ajudadas e incentivadas pela minha rotina em busca de uma vida mais leve e saudável, me mantém no foco, me faz feliz, me motiva e me inspira.

Hoje eu compartilho praticamente tudo com meus seguidores. O processo de mudança de hábitos não é algo fácil de se fazer, eu falo isso por experiência própria; mas quando você tem o apoio de alguém que passou por todo aquele processo, as coisas ficam mais fáceis. A gente entende que é possível sabe? É exatamente por isso que todo dia eu estou no Instagram fazendo o que eu amo, que é motivar as pessoas.

[Revista Oka] Explica pra gente o propósito do seu projeto intitulado “Dê o primeiro passo”. Como ele foi desenvolvido e o que ele entrega para as pessoas?

[Thayane Pinheiro] O propósito desse projeto é incentivar, o máximo de pessoas, a sair da inércia e dar o primeiro passo em busca de uma vida mais ativa, equilibrada e saudável. Não é um projeto com dietas prontas e nem planilha de exercícios fechadas, sabe?! Quero incentivar as mulheres a olharem para si com mais cuidado, com mais amor, com mais atenção. É muito mais que um projeto de emagrecimento.

Cada dia que passa, eu vejo que as pessoas estão vivendo no automático, sem refletir o que estão fazendo. A minha missão é ajudar o máximo de pessoas a desacelerar, respirar, se conectar com elas mesmas. Dentro do projeto faço questão de mostrar que ser saudável não está diretamente ligado a um corpo magérrimo, e sim ligado a como você leva a sua vida, como você se enxerga, como você se alimenta, como você se movimenta.

Costumo dizer que quando temos uma vida saudável isso reflete em todas os pilares da nossa vida, e é exatamente isso que mostro no projeto. Quero todo mundo dando o passo inicial em direção do autoconhecimento, ao auto cuidado. O projeto dê o primeiro passo tem o valor super acessível para que todo mundo consiga participar. O conteúdo que eu entrego é de uma qualidade incrível.

Tudo é planejado por profissionais para que a mudança na vida de quem participa realmente aconteça. As participantes recebem ebook com diversas receitas, dicas de exercícios, alimentação, alongamentos, exercícios para mudança de mentalidade, além de fazer parte do grupo no whatsapp administrado por mim, onde lá compartilhamos nossas conquistas, refeições, dificuldades (é uma rede de apoio).

[Revista Oka] Qual a sua opinião sobre as constantes comparações quanto a vidas e corpos perfeitos, nas redes sociais, em especial? Como isso vem afetando a autoestima e percepção da mulher real? Em contrapartida, qual sua posição quanto a autoaceitação quando imposta de forma limitante?

[Thayane Pinheiro] Esse é um dos tópicos que abordo muito no meu Instagram. Já me peguei, por várias vezes, comparando a minha vida, meu corpo, minha rotina, com a de várias pessoas que seguia. Penso que a comparação sempre existe, mesmo que de forma inconsciente, mas a grande questão está em não deixar com que “as vidas perfeitas”, “corpos maravilhosos” e “rotinas impecáveis” nos afete de forma negativa.

Eu sou bem sistemática e sincera com o que posto e com o que me deixo Influenciar nas redes sociais. Vejo, dia após dia, mulheres lindas e incríveis se perdendo para se encaixar em um perfeccionismo que só existe em uma tela de celular, sabe?! Isso adoece sim e, cada dia que passa, as pessoas se deixam levar mais e mais por vidas perfeitas. Acho que a galera cria uma ilusão na cabeça! E eu faço questão de desenrolar isso tudo. Gosto de mostrar a vida real, o corpo real, o resultado real.

Não existe perfeição, e nós que influenciamos precisamos deixar isso claro. Celulite?! Tenho. Flacidez?! Tenho. Nariz grande?! Tenho. Espinhas?! Tenho. Culotes?! Tenho. Seios flácidos? Tenho. E faço questão de mostrar que é normal ter tudo isso, são características nossa que nos tornam únicas. Precisamos olhar com mais amor para nosso corpo, para nossa vida, para nossa saúde, e parar de querer se encaixar em padrões que não tem nada a ver.

[Revista Oka] Deixe uma mensagem para as leitoras da Revista Oka. Mulheres reais, batalhadoras, únicas e constantemente em busca de motivação para superar seus desafios. Que conselho você poderia deixar para essas mulheres incríveis, assim como você?

[Thayane Pinheiro] Você, que está lendo essa entrevista agora, pare, respire, e sinta o quão forte, corajosa e determinada você é. Não deixe, em hipótese alguma, que tirem de você a leveza e a maravilha que é ser mulher. Você é única, linda e tenho certeza que já passou por muitos momentos em que pensou que não teria solução. Acredite em você, acredite no seu potencial! Isso faz a diferença. Te desejo tudo de bom nessa vida.

Hey, Habib! Agora que você conheceu a influenciadora digital Thayane Pinheiro, seu trabalho e projeto “dê o primeiro passo”, CLIQUE AQUI para ler sobre o tempo necessário para se criar um hábito. Comece, agora mesmo!

Comentários

Leia Mais
Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável
Empreendedorismo no mercado de alimentação saudável