fbpx
Dicas para modelo iniciante por Nicole Ribeiro
Dicas para modelo iniciante por Nicole Ribeiro

Dicas para modelo iniciante por Nicole Ribeiro

Hey, Habib! A pauta do dia na Revista Oka aborda dicas para modelo iniciante. Convidamos Nicole Ribeiro, modelo internacional, para falar um pouco sobre questões importantes que envolvem a profissão modelo. Além de compartilhar conosco o cenário atual da moda, para quem modela, e as dificuldades enfrentadas, a modelo deu dicas para quem almeja iniciar nessa carreira, minimizando medos e riscos através da sua própria experiência. Confira!

Conheça nossa entrevistada

Dicas para modelo iniciante por Nicole Ribeiro
Fotos: Acervo pessoal Nicole Ribeiro

Prazer, eu sou a Ribnicole ( é assim que me conhecem por conta do Instagram) mas, brincadeiras a parte, meu nome artístico é Nicole Ribeiro. Sou modelo internacional há 5 anos e vivo inteiramente da profissão, que é o que eu mais amo fazer na vida! Sou uma mulher aventureira e não gosto de ficar parada.

Minhas maiores paixões são meu trabalho, minha família e crianças (TODAS haha). Há pouco tempo atrás descobri que meu propósito na profissão não é só posar ou desfilar para marcas, mas sim ajudar as NEW FACES para que não entrem em agências que apenas querem vender books. Logo, eu as ajudo com informação!

Início de carreira: preconceitos e dificuldades

Infelizmente, quando se fala em modelo, as pessoas tem três ideias: glamour, profissão sem futuro e prostituição.
Tenho que contar que não é nada assim. Nós, modelos, batalhamos muito pelas nossas conquistas do dia a dia, nada vem de mão beijada, como qualquer outra profissão.

Devemos lembrar que precisamos de profissionalismo para crescer na carreira. A modelo também estuda. Nós estudamos idiomas, passarela, poses e, principalmente, autoconhecimento. Você deve estar preparada como qualquer outra profissão.

A primeira grande dificuldade, de muitos modelos, principalmente das mais novinhas, 14/16 anos, é viver longe da família. Ficar longe do apoio familiar e conhecer a famosa SAUDADE. Temos também a pressão psicológica que algumas agências acabam fazendo sobre nós.

O pior tipo entre as pressões é para manter as medidas e ficar magra, onde muitas meninas acabam adoecendo sem perceber. Lá fora, aprendemos a lidar com pessoas de todas as nacionalidades e culturas bem distintas das nossas. Muitas vezes, até vivendo/morando com pessoas muito diferentes dos nossos princípios.

Nessas situações você aprende a lidar com pessoas e reconhecer as que realmente você quer perto de ti. Lembrando de sempre tratar todos com educação, mas sempre atenta para saber distinguir as que querem te ajudar e as que querem te “fazer mal”.

Desafios x oportunidades | Dicas para modelo iniciante

A parte da comunicação também acaba sendo uma dificuldade no começo da carreira, pois muitas meninas tem a vergonha de tentar falar o inglês. Aí entra a timidez, que é uma barreira bem grande e que pode empacar sua carreira. Uma outra dificuldade, que parece ser boba, mas é muito relevante, é a alimentação.

Quando você sai do país, tudo é novidade. Você quer experimentar tudo e, às vezes, não sabe cozinhar. Assim começam as compras nos FAST FOODS ou comidas não tão saudáveis. Consequentemente, você tem um aumento de peso e medidas, fazendo com que se inicie a grande pressão das agências para manter o corpo.

Mas, no geral, é uma profissão muito linda e cheia de oportunidades incríveis! Como, por exemplo, viajar o mundo trabalhando, ter cada dia um job bem diferente, um do outro, e conhecer pessoas que você levará para vida toda, de tão especiais que são!

Pilares fundamentais para que um modelo iniciante

A modelo internacional, Nicole Ribeiro, compartilha alguns pilares fundamentais para que um modelo ingresse, de forma profissional, na carreira, minimizando os riscos de cair em uma grande cilada.

“Um dos alertas que eu sempre faço, é em questão da AGÊNCIA. Preste atenção nas agências que apenas querem fazer dinheiro VENDENDO BOOK, sem te apresentar um plano de carreira. Além disso, NÃO SE DEIXE ILUDIR PELA FRASE: VOCÊ É MARAVILHOSA e vai ganhar muito lá fora. Mantenha os pés no chão”, alerta.

Cuidados indispensáveis no dia a dia de um modelo em início de carreira:

  • Ler o contrato. Muitas agências estão fazendo contratos abusivos, com multas de R$ 20.000,00 caso o modelo faça desligamento antes de acabar a data de vigência.
  • Sempre converse, com sua família e/ou modelos mais experientes, a respeito da profissão.
  • Pesquise muito sobre agências.
  • Primeira vez na agência, pergunte tudo: Quem é o fotógrafo que faz o book? Qual a modelo mais famosa da agência? Quais os maiores clientes?
  • Reconheça seu perfil e saiba seus limites.

7 Dicas para modelo iniciante

  1. Autoestima: Acredite em você, no seu potencial! Olhe no espelho e veja o quanto você é única.
    (EU SAIO GRITANDO PELA CASA QUE SOU MARAVILHOSA, risos)
  2. Alimentação: Procure encontrar o balance. Comer o que gosta também faz bem. Ah, lembre-se de adicionar exercícios no dia a dia.
  3. Autoconhecimento: A melhor dica para isso é criar o hábito de meditação, ler e tirar um tempo para ti.
  4. Casting: Sempre dê o seu melhor, faça tudo por você !
  5. Poses e Passarela: Procure entender seu melhor ângulo e como você se sente confortável para posar. Na Passarela: respira fundo, coluna reta e vai (risos).
  6. Book: Procure fotógrafos de qualidade, visite o Instagram de cada um e peça mais opiniões para decidir com quem você fará seu book. Lembrando que não é poque é caro que a qualidade é excelente.
  7. Agenciamento: é o mais importante da sua carreira. Procure e estude bem cada agência !

Empoderamento na vida de modelo | Um serviço de Nicole Ribeiro

Diante disso tudo, eu auxílio as meninas a procurarem agências competentes e as preparo para o mundo da moda. Como? Eu tenho um bate papo com a menina no primeiro encontro, identifico o que podemos melhorar e aí desenvolvemos esse EMPODERAMENTO! Nós vamos aprender a deixar a timidez de lado e trabalhar na preparação para castings.

Além disso, dou dicas de como administrar o pocket money, exercícios de pose e muito mais. Caso alguém queira entrar em contato comigo e saber de tudo completo, pode me procurar no Instagram @ribnicole, todo meu perfil profissional está lá, só me mandar uma DM e a gente conversa.

Hey, Habib! Agora que você recebeu várias dicas para modelo iniciante, CLIQUE AQUI para conhecer 10 tipos de casacos e arrasar na hora de escolher a peça que te confere moda e estilo!

Comentários

Leia Mais
A mais bela gordinha tradicional do Rio de Janeiro – Priscila Torres