Empreender com doces em tempos de pandemia por Adriana Ribeiro
Empreender com doces em tempos de pandemia por Adriana Ribeiro

Empreender com doces em tempos de pandemia por Adriana Ribeiro

Hey, Habib! Hoje vamos contar a história da Adriana Ribeiro, criadora da marca Encanto Doce, que falou sobre empreender com doces em tempos de pandemia. A Revista Oka criou uma pauta especial para essa semana com o intuito de compartilhar histórias de mulheres florianenses empreendedoras e inspiradoras. Abrindo espaço para mulheres reais, sonhadoras e que seguem na batalha por seu lugar de destaque no mundo através da sua profissão, vamos abrir o coração para conhecer, acolher e apoiar. Confira!

Sobre Adriana Ribeiro

Adriana Ribeiro – Foto: Acervo Pessoal

Eu sou Adriana Ribeiro de Oliveira, tenho 41 anos de idade, sou casada, tenho 3 filhos que são os amores da minha vida e sou de natural Floriano – PI, cidade que eu amo. Meu maior sonho, e projeto de vida para um futuro próximo, é ter a minha loja de doces aqui em Floriano para poder atender mais clientes e recebe-los de uma forma mais acolhedora ainda.

Como tudo começou…

Por ter uma pessoa bem proativa, com instinto de empreendedor, sempre gostei de trabalhar o meu lado criativo, fazendo coisas que encante e leve amor para as pessoas, e quando comecei a fazer os doces na Encanto Doce Floriano, não foi diferente. Comecei com pequenas porções e doces simples para pequenas festas na família. A partir daí fui ficando cada vez mais motivada para investir nesse negócio.

Isso por saber que tinha potencial para crescimento e também pelas motivações vindas de pessoas que haviam degustado os meus docinhos e tinham gostado. Fui também muito motivada pelos meus familiares e amigos, por meio de comentários que me incentivavam a trabalhar de fato nessa área, pois levava jeito para aquilo e fazia tudo com muita qualidade e personalidade, trazendo uma marca registrada para a minha empresa.

Investe que cresce

Sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio e ser independente financeiramente e, por isso, fui buscando aprimorar cada vez mais a minha arte, buscando capacitação, qualidade e trazer um diferencial para o meu negócio. Em relação a marca, foi com ajuda de amigos e da família que criei a “Encanto Doces “. Com uma pequena clientela, aos poucos fui fazendo divulgações por meio de redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Facebook e indicações de amigos e parentes.

A partir dessas dessas divulgações as encomendas foram crescendo cada vez mais juntamente com a popularidade da empresa, e graças a Deus hoje fazemos muitas encomendas, não só para Floriano mas também para muitas cidades do Piauí e do Maranhão. Por fazer algo que gosto, não tenho muita dificuldade para desempenhar um bom trabalho, pois faço com amor e carinho, procurando sempre agradar e satisfazer os gostos dos meus clientes, personalizando de maneira individual cada trabalho.

No início meu investimento foi pequeno, até por que não fazia ideia se ia dar certo, então mesmo tendo o instinto de empreendedor, fui muito cautelosa em relação os investimentos, pois os mesmos seriam feitos com recursos próprios. No início não havia estoque de produtos, todos os que eram comprados eram apenas o necessário para atender cada cliente. Como eu já havia falado, aos poucos as encomendas foram aumentando e foi quando percebi que estava dando certo, mas eu queria mais, não queria fazer somente doces e foi então que procurei por cursos de doces finos e doces personalizados. Fiz vários cursos e continuo fazendo, pois quero conquistar cada vez mais meus clientes e entregar para eles muito além do que esperam.

Reinventar-se é o segredo para empreender com doces em tempos de pandemia

Como todas as pessoas, não sabia o que me aguardava nessa pandemia, pois o mundo todo foi pego de surpresa. As encomendas de grandes festas foram suspensas. Porém, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo atual momento em que passamos eu não deixei de fazer meus doces. Continuei oferecendo os meus produtos nas redes sociais, dessa vez de forma mais intensa para tentar alcançar mais pessoas, pois sabia da possibilidade de não ter alguns clientes momentaneamente por causa da pandemia e, graças a Deus, aos poucos as pequenas encomendas para pequenas festas em famílias foram chegando.

Outra saída que encontrei foi ofertar novos produtos, o que está dando certo. Sempre com muito cuidado e cautela na produção, tendo um cuidado ainda maior com a higienização e intensificando as entregas a feitas através de delivery, o que tem dado resultados positivos, tanto para mim quanto para os meus clientes. Dessa forma, vejo que essa crise veio pra mostrar que não devemos parar e sim nos reinventar, seguindo firmes e fortes aguardando dias melhores que estão por vir.

Principalmente no atual momento que estamos vivendo é essencial investir no digital. É através das redes sociais que tudo acontece, divulgação e venda dos produtos, contato com novos clientes. Então a importância do digital é muito grande para a minha empresa. Procuro sempre estar antenada em todas as novidades que surgem no mercado para estar sempre levando novidades que chamem realmente atenção do meu cliente. Acredito que estou no caminho certo, pois os clientes que conquistei no início de tudo estão comigo até hoje.

| Conheça outra história real sobre empreender na quarentena clicando AQUI |

@encantodocefloriano
Trabalhamos com doces tradicionais, doces finos, doces personalizados e agora também com cremes e tortas geladas. Atendemos de segunda a sábado das 8:00 as 17:00hs.

Um conselho sobre empreender com doces em tempos de pandemia, que trago comigo e divido com todas aquelas que enfrentam dificuldades em superar a crise financeira ou pessoal , é que não desistam de investir na sua capacidade de criar e conquistar o seu próprio negócio. Que tenham paciência e que sempre façam tudo com muito amor, perseverança, criatividade, olhar empreendedor e, com isso, você vencerá barreiras e conquistará o seu espaço.

Pra dar certo, é preciso o primeiro passo, o resto é consequência. O importante é nunca desistir e não ter medo do fracasso, pois são com eles que aprimoramos o que não está dando certo.

Adriana Ribeiro

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories

Leia Mais
Miss Plus Size Cascavel 2019 – Karine Oliveira