Fica Dica Curitiba por Fernanda Bavia
Fica Dica Curitiba por Fernanda Bavia

Fica Dica Curitiba por Fernanda Bavia

Hey, Habib! Conheça a história do blog Fica Dica Curitiba. A Revista Oka está dando início a uma campanha de valorização de produtores de conteúdo em Curitiba – PR. Acreditamos que o valor da produção de conteúdos digitais tem sido cada vez mais relevantes e essenciais, principalmente com as transformações sofridas, nesse momento, em todo o mundo.

Com o intuito de apoiar blogs e páginas que funcionam de forma independente, trouxemos a história por trás de cada uma delas além do seu posicionamento acerca de questões relacionadas. Convidamos Fernanda Bavia, criadora do blog Fica Dica Curitiba, para contar essa história. Confira!

Sobre a criadora do blog Fica Dica Curitiba e como tudo começou…

Meu nome é Fernanda, tenho 25 anos, nasci e sempre vivi em Curitiba. Me formei em Direito, em 2017, e sou assessora de juiz. Gosto de dizer que sou uma pessoa eclética, já que divido meu tempo livre com outras atividades totalmente alheias à minha área de formação. Meus interesses vão desde o estudo de terapias holísticas à gastronomia. 

Como me interesso por gastronomia,desde mais nova, sempre tive a curiosidade de conhecer novos bares, restaurantes e novidades na cidade. Um dia fiz uma brincadeira com minha mãe, dizendo que poderia criar um blog para compartilhar as experiências. Apesar de ter feito o comentário sem pretensão nenhuma, ela me encorajou a criar uma página e, inclusive, sugeriu o nome Fica Dica Curitiba. 

Uma ideia que foi saindo do papel

As ideias foram surgindo, criei a logo, fui postando algumas fotos que já tinha tirado anteriormente e, quando me dei conta, o Fica Dica já tinha nascido, ganhado forma e já estava com um volume considerável de seguidores. A página foi criada em julho de 2017 e o propósito dela é disseminar e fortalecer os estabelecimentos locais por meio do compartilhamento das nossas experiências como consumidoras.

Assim, conseguimos ressaltar o comércio local e, ao mesmo tempo, repassar para nossos seguidores novas opções de locais, serviços e produtos que conhecemos e aprovamos. Logo depois da criação da página já percebemos o engajamento dos seguidores, que sempre estão interagindo conosco. Alguns meses depois da criação recebi um direct de um seguidor pedindo indicação de um restaurante para pedir a namorada dele em casamento. Olha a responsa!

Esse foi um dos primeiros indicativos de que o público confia no nosso conteúdo, mas sempre estamos recebendo mensagens de seguidores contando como foi a experiência que tiveram com algo que publicamos na página. Também já montamos roteiros gastronômicos para turistas que vieram visitar Curitiba e pediram nossa ajuda. 

Dedicação, autenticidade e qualidade

Atualmente é possível encontrar inúmeros canais como o Fica Dica nas redes sociais e, principalmente, no Instagram. Isso acaba sendo algo que nos estimula constantemente, para que sempre estejamos trazendo conteúdos novos e de qualidade que beneficiem nossos seguidores e mantenha-os interessados em nossas publicações, afinal, a página existe graças a eles e para eles. 

Apesar de o Fica Dica não ser minha principal ocupação, dedico boa parte do meu tempo à página. É um trabalho que demanda tempo, dedicação e constante atualização. Como não possuo formação na área de comunicação, muitas vezes, preciso estudar determinados assuntos para conseguir alimentar a página da melhor maneira para os meus seguidores. 

Existe uma certa implicância com os criadores de conteúdo porque a maioria pensa que é algo simples de fazer, mas só quem mantém uma página sabe de todo o cuidado que é necessário para mantê-la atualizada e interessante. Estou sempre dando meu melhor para que ela continue autêntica e com qualidade. 

A relevância de criadores de conteúdo que acompanham as transformações mundo afora

Acredito que as redes sociais estão, praticamente, substituindo os mecanismos de buscas, já que sempre que precisamos de algo, corremos para o Instagram ou Facebook para buscar. Por exemplo, se alguém está buscando um restaurante novo para conhecer, é mais vantajoso que ela busque em alguma página do Instagram voltada para a gastronomia da cidade dela do que no Google. 

A vantagem é que o criador de conteúdo passa uma experiência mais realista do que a pessoa pode esperar daquele estabelecimento. Ao mesmo tempo, a marca que contrata o criador tem a garantia de que seu produto estará sendo divulgado para pessoas que tem interesse em serviços como o prestado por ela. 

Responsabilidade e confiança x desvalorização

Um dos pilares da página é a avaliação confiável. Nunca iremos postar produtos ou serviços que não gostamos ou tivemos algum problema, pois temos um compromisso com os nossos seguidores. Assim como eu gosto de poder confiar no feedback de outras páginas que sigo quando me coloco na posição de consumidora, também quero que meu público se sinta seguro para consumir algo que foi divulgado no Fica Dica Curitiba. 

Muitas vezes, as marcas que nos procuram não tem ideia de tudo que acontece nos bastidores do nosso perfil e, por isso, desvalorizam o trabalho e acreditam que deveríamos fazer a divulgação de maneira gratuita. Ocorre que por traz de uma publicação tem muito esforço envolvido, inclusive, toda a dedicação para que a página alcançasse a quantidade de seguidores e a visibilidade que tem hoje. 

Tentamos sempre, da melhor maneira, expor para as marcas tudo que envolve uma publicação e elas tem, cada vez mais, reconhecido o trabalho que é feito. Hoje, muitas já entendem a importância da divulgação em uma página com público segmentado, como o do Fica Dica Curitiba. 

Desafios da pandemia e o que esperar do Blog Fica Dica Curitiba

Fica Dica Curitiba por Fernanda Bavia
Fica Dica Curitiba por Fernanda Bavia

Com a pandemia que estamos vivendo, estamos buscando divulgar as empresas que oferecem delivery. Acreditamos que o momento exige cautela e, por isso, estamos nos abstendo de fazer publicações que não sejam de algo que nosso público pode consumir dentro de casa.

Isso fez com que a procura para divulgação aumentasse, já que muitos estabelecimentos estão precisando alavancar as vendas e promover os seus sistemas de entregas. O Fica Dica Curitiba está presente no Instagram e aborda principalmente as opções gastronômicas da cidade. Porém, tentamos focar em estabelecimentos que ainda não são tão conhecidos.

Muitas vezes, são pequenos e médios empreendimentos ou negócios novos na cidade que as pessoas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer. A maioria já conhece os grandes estabelecimentos mas, às vezes, o melhor está no que ainda é desconhecido. Nossos seguidores podem esperar do Fica Dica Curitiba conteúdo feito com muita dedicação e carinho! 

Quem pretende viver do seu próprio conteúdo precisa ter em mente que é algo que demanda dedicação e que o retorno não é imediato. Mas acredito que existe espaço para todas as pessoas que sentem vontade de expor suas opiniões e fazer disso sua ocupação. Apesar do grande número de criadores de conteúdo, cada um tem seu estilo, ponto de vista e jeitinho de desenvolver seu trabalho. O segredo é definir quais serão as características do seu canal e fidelizar os seus seguidores. 

Hey, Habib! Agora que você conheceu a história do blog Fica Dica Curitiba, que tal aproveitar para conhecer um outro blog chamado Curitiba Achei? CLIQUE AQUI para conferir!

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