Miss Plus Size Rondônia 2019
Miss Plus Size Rondônia 2019

Miss Plus Size Rondônia 2019 – Luana Braga

Hey, Habib! Entrevistamos a Miss Plus Size Rondônia 2019 – Luana Braga. Conheça uma das candidatas ao título de Miss Plus Size Nacional 2019 que acontecerá no dia 30 de Novembro no Novotel Porto Atlântico – Rio de Janeiro às 18hrs. O concurso criado pelo pioneiro Eduardo Araúju, com direção de Marcos Salles e produção da Cenário Produções, promete um show de beleza, empoderamento e representatividade.

Queremos que percebam a história de cada candidata bem como sua visão a respeito de questões fundamentais para conhecimento de uma Miss. Convidamos você a acompanhar cada Miss e avaliar não só sua beleza bem como sua comunicação e ideais. Com vocês, a Miss Plus Size Rondônia 2019.

Vamos começar com uma breve apresentação. Nome, idade, ocupação, de onde você é, qual estado / categoria você vai representar e como vem sendo a sua relação com o seu corpo.

Miss Plus Size Rondônia 2019 - Luana Braga
Foto: Divulgação

Meu nome é Luana Braga, tenho 29 anos. Sou natural de Fortaleza/CE, local onde resido. Sou advogada desde 2013, atuo em Fortaleza/CE e no restante do Nordeste na área criminal, pela qual sou apaixonada. Em virtude do meu trabalho, pude conhecer grande parte do Brasil, principalmente regiões isoladas, no interior da região Norte do país, na floresta amazônica… Foi então que conheci o Estado de Rondônia e me apaixonei. Tive a oportunidade de conhecer em torno de 90% do Estado, viajava para lá praticamente toda semana e me sentia em casa, acolhida”.

Era uma viagem muito cansativa, muitas horas de vôo, mas eu me sentia tão bem em Rondônia que não me importava. É um local lindo, rico em belezas naturais, cheio de vida e as pessoas são extremamente calorosas e receptivas. Represento este Estado com muito orgulho como forma de agradecimento a tudo que já fizeram por mim, a tudo que vivi naquele local, que, com certeza, me fez a mulher forte e determinada que sou hoje. Foi uma experiência engrandecedora e que me proporcionou muita maturidade pessoal e profissional”.

Em relação ao meu corpo, sempre sofri com o efeito sanfona e era obcecada por emagrecimento, por ter o corpo “padrão”, esperado pela sociedade. Então havia época que eu estava super magra e mesmo assim não estava satisfeita com o meu corpo, como havia fase que eu estava muito acima do peso e bem infeliz por causa disso. Por muitas vezes não queria sair de casa por me achar gorda, chorava no shopping quando ia comprar roupas porque nada servia”…

“Então, em 2016, resolvi fazer terapia para me sentir melhor em todos os sentidos e essa questão do corpo foi um dos objetivos que foram desconstruídos. Hoje, me sinto bem com meu corpo e mente, feliz e liberta desses paradigmas impostos pela sociedade e gostaria, se for eleita a Miss Nacional 2019, ajudar ainda mais pessoas a conquistarem este bem estar para, finalmente, se sentirem, assim como eu, uma mulher empoderada”.

Divide com a gente: o que te motivou a se candidatar ao título de Miss Plus Size Nacional 2019?

Como dito na resposta anterior, a questão do peso sempre me influenciou muito. Por vezes quis deixar de sair por não me sentir a vontade com algumas roupas, já chorei muito em shoppings em dias de compras por não achar roupas em que eu me sentisse feliz e, após toda uma desconstrução desse pensamento com a ajuda da terapia, hoje, apesar de estar acima do peso, me sinto feliz, bonita, com auto estima elevada, sou saudável e gostaria muito de motivar pessoas que passam pelo mesmo problema que eu passava a se libertarem desse preconceito que, por vezes, nós mesmos criamos em relação a si”.

Representar a beleza de tantas mulheres é um privilégio e também uma grande responsabilidade. O que você sentiu ao ser representante de todo um estado no Miss Plus Size Nacional 2019?

Eu me senti extremamente feliz, orgulhosa e honrada por estar representando um estado muito querida por mim”.

Sabemos que você está vivenciando uma rotina com compromissos de Miss que envolvem uma série de preparativos que antecedem o dia do concurso. O que você vem fazendo para se preparar física e mentalmente para o grande dia e como está sendo a experiência?

É uma rotina bem diferente da que eu estava acostumada, é um mundo novo que eu estou amando me aprofundar. Sempre gostei muito de acompanhar e estudar a moda, adoro fotografia, mas nunca havia trabalhado com isso até este ano. Estou adorando conhecer a história de vida das pessoas, as motivações dos empresários do ramo plus size e de todo esse universo inerente ao concurso. Estou me preparando fisicamente por meio de atividades físicas e, mentalmente, com muito estudo, pois quando nos sentimos preparadas psicologicamente tudo flui. Também estou tendo aulas de passarela com a professora Helen de Lima, que é muito preparada e responsável e me deixa 100% confiante. Está sendo muito produtivo, de muito aprendizado”.

Uma Miss ganha facilmente os holofotes e acaba inspirando mulheres com sua beleza e comportamento. Qual o peso dessa responsabilidade pra você e como pretende lidar com isso?

É um peso enorme, mas que pretendo utilizar da melhor forma. Espero inspirar as pessoas, motivá-las a ser sua melhor versão e a se amarem mesmo não estando emocionalmente ou fisicamente da forma desejada ou da forma que a sociedade impõe. Pretendo fazer isto por meio da visibilidade que estou ganhando com a participação no concurso”.

Na sua opinião, como Miss Plus Size Rondônia 2019, qual a importância do concurso Miss Plus Size Nacional?

A importância é que a sociedade veja que ser plus não é defeito, não é feio, não é vergonhoso. É mudar o pensamento gordofóbico que ainda é muito presente no dia a dia de quem está acima do peso. É incentivar as pessoas plus a ter auto estima, a serem felizes, a se aceitarem e não perder a vaidade em virtude do preconceito ainda existente. Acho que vai muito além de um concurso de beleza. É atingir a vida das pessoas, é um movimento para que a sociedade aceite essa condição (“estar acima do peso”) como algo normal, porque é, para que a gente não presencie mais comportamentos hostis no nosso cotidiano”.

Qual o seu grande diferencial diante de tantas outras personalidades que, assim como você, sonham e disputam o título de Miss Plus Size Nacional 2019?

Creio que, diferentemente da maioria das outras personalidades que estão disputando o título de Miss Plus Size Nacional 2019, eu nunca havia participado de concursos do gênero até este ano ou, ainda, trabalhado na área da beleza/moda. Dessa forma, tudo está sendo novidade para mim, apesar de já estar familiarizada com o “mundo da moda” por sempre gostar e buscar atualizações sobre o tema. Assim, creio que represento a mulher moderna, a mulher atual, que une vários compromissos e possui várias facetas”.

“Sou a Luana filha, a Luana neta, a Luana advogada, a Luana de responsabilidades, a Luana que luta pelos direitos de outras pessoas, a Luana amiga. Mas também sou a Luana Miss, a Luana vaidosa, a Luana que quer levar o conceito do concurso a outro tipo de público, a Luana que quer motivar pessoas. Estou vivendo esse momento para mim, como um crescimento pessoal, buscando aprender o máximo que eu puder com as colegas misses e, quem sabe, ensiná-las algo. Sempre vivemos nesse ciclo de ensinar/aprender. E espero que, com essa vivência, eu possa ter maiores condições de ajudar mais pessoas, de mudar vidas. Esse é o meu propósito”.

Pra você, qual o papel de uma verdadeira Miss e o que mudaria na sua vida caso seja eleita Miss Plus Size Nacional 2019?

O papel de uma miss é inspirar pessoas, influenciar positivamente em vários aspectos, seja no aspecto físico, no bem estar psicológico, na maneira de se vestir, na busca pela saúde, nos incentivos de cuidados pessoais, mas além disso, é influenciar as pessoas a serem humanas, a ajudar o outro, a motivá-las em busca de seus sonhos e aspirações. Um simples elogio, um sorriso, pode mudar o dia de alguém. Eu sou adepta disso no meu dia a dia, mas, com a visibilidade do concurso, espero conseguir ajudar uma quantidade maior de pessoas, isso sim mudaria a minha vida para melhor caso eu seja eleita Miss Plus Size nacional 2019“.

Uma Miss Plus Size está representando muito mais que a beleza estética e, inegavelmente, fortalece o empoderamento e representatividade de mulheres que sofrem com tantos padrões impostos pela sociedade. Como você enxerga essa luta nos dias atuais?

Eu acho que, com esse movimento, já há uma aceitação muito maior pela sociedade em relação à gordofobia, mas ainda há muito a ser melhorado não só na mente e comportamento de quem é preconceituoso, mas da própria pessoa acima do peso que, por muitas vezes, tem preconceito com si em virtude do padrão utilizado pela sociedade.

Hoje, não só em relação ás pessoas plus size, mas em relação a todos os outros movimentos, já vemos empresas e marcas utilizando “pessoas reais” como modelos, o que ajuda na desconstrução do padrão imposto pela sociedade, pois, afinal, todos somos seres humanos e merecemos igualdade. Não podemos excluir alguém em razão de sua deficiência, de seu peso, de sua raça ou condição social. Todos nós temos qualidades e virtudes independente de gênero, raça, condição social, etc“.

Que mensagem você deixa para mulheres que ainda não se sentem livres para desfilarem com seu corpo sem ligar para julgamentos? Aquele apoio de coração!

Eu sei bem o que é essa angústia, essa tristeza em relação a não ter o corpo padrão, mas cada um tem a sua beleza e hoje eu aceito e acredito nisso. Com o tempo, aprendi que precisamos cultivar o amor próprio, o apreço e o cuidado com aquilo que temos de melhor, pois só assim podemos oferecer ao próximo o mesmo amor que nutrimos ao nosso corpo, à nossa mente. Já dizia o mandamento: “amar ao próximo como a si mesmo”, mas como podemos amar ao próximo se não estamos satisfeitos com nós mesmos? Com os nossos pensamentos? Precisamos, acima de tudo, priorizar o amor próprio, entender o quanto somos especiais e únicos aos olhos de Deus“.

Acredito que a forma que eu me vejo no espelho é um reflexo do meu bem estar, então deixo como mensagem a todos que não se sentem livres para desfilarem com o seu corpo sem ligar para julgamentos: não se preocupem com padrões de beleza e busquem sempre o equilíbrio entre o corpo e a mente, tendo como objetivo ser uma pessoa saudável. Não siga o padrão imposto pela sociedade, cuide mais de você, sorria e seja grato pela sua vida, ela é uma dádiva”!

Habib! Essa foi a Miss Plus Size Rondônia 2019. A Revista Oka acredita e apoia o reconhecimento da beleza singular de cada mulher para o verdadeiro empoderamento composto por representatividade. Acompanhe as entrevistas feitas com outras candidatas ao título e decida pra quem vai a sua torcida. Quem vai ser eleita Miss Plus Size Nacional 2019 ? Comenta!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories

Leia Mais
A Beleza Plus Size e os desafios enfrentados por quem foge aos padrões impostos pela sociedade
A Beleza Plus Size e os desafios enfrentados por quem foge aos padrões impostos pela sociedade