fbpx
Conheça Patrícia de Fátima – candidata ao título a mais bela gordinha virtual 2020
Conheça Patrícia de Fátima – candidata ao título a mais bela gordinha virtual 2020

Conheça Patrícia de Fátima – candidata ao título a mais bela gordinha virtual 2020

Hey, Habib! Conheça Patrícia de Fátima, uma das candidatas ao título de A Mais Bela Gordinha Virtual 2020. O concurso conhecido por eleger a mais bela gordinha do Brasil, criado pela modelo plus size e produtora, Cláudia Ferreira, lançou a sua primeira versão virtual, adequando-se à situação de pandemia que estamos vivendo. As inscrições foram abertas em maio e já contam com mais de 20 candidatas, de diferentes estados do Brasil.

A final será dia 11 de Julho e a comissão julgadora são técnicos que avaliarão, por vídeo, as candidatas finalistas entre os dias 01 a 10 de julho. Na final, teremos duas categorias, sendo uma “A mais bela gordinha virtual”, tradicional e sênior, e “A mais bela gordinha fotogenia”. As vencedoras receberão faixa e coroa, em suas residências, além de premiações de parceiros do concurso. Conheça a candidata Patrícia de Fátima!

Sobre a candidata Patrícia de Fátima

Conheça Patrícia de Fátima – candidata ao título a mais bela gordinha virtual 2020
Conheça Patrícia de Fátima – candidata ao título a mais bela gordinha virtual 2020

Me chamo Patrícia de Fátima Campos Batista, tenho 24 anos, estou concorrendo na categoria tradicional, moro em Paraibuna e estou representando o estado de SÃO PAULO. Vamos lá, irei contar um pouco da minha história. Tive um amadurecimento muito repentino por conta da perda de minha mãe e, durante todo esse tempo, vinha brigando contra a balança. Muitas vezes eu vinha a perceber que não era por conta de me aceitar, e sim pelo que as pessoas pensavam e diziam. Eu sofri muito bullying na escola e era excluída!

De uns 5 anos pra cá, me formei na área da estética e foi daí que tudo começou a mudar. Meus pensamentos amadureceram, a preocupação do que os outros pensavam ou falavam já não tinha tanta importância mais. Eu vi que a mulher é o ser mais lindo que existe na face da terra, e não importa se é gorda, magra ou, até mesmo sarada. A gente é linda, do nosso jeitinho e não precisamos seguir padrões que o mundo impõem sobre nós. Percebi que precisamos nos amar acima de tudo.

A descoberta de um sonho: ser modelo plus size

De um ano pra cá, eu e minha parceira de serviço, Ana Paula, construímos um salão de beleza do jeito que queríamos. Foi desse espaço que me bateu essa vontade de ser modelo plus size. Tenho vários amigos fotógrafos, e tive a honra de ser fotografada, pela primeira vez, por um deles. Em meio ao ensaio ele, com seu olhar profissional, veio me dizer várias vezes que eu tinha jeito para a coisa. Sempre me dando aquele empurrão, sabe? Me incentivando a investir nisso e, conforme o tempo foi passando, fui fazendo outros ensaios.

Inclusive, fiz um sensual de lingerie que ficou um espetáculo com a minha outra amiga fotógrafa que abriu, ainda mais, meus olhos e meu gosto pelo ato de modelar, de ser modelo plus size. Sem contar com minhas clientes que sempre me incentivaram também e o apoio da minha família, acima de tudo. Foi daí que minha tia, já sabendo da minha vontade, me marcou no post no Instagram da mais bela gordinha do Brasil, me dizendo para participar. Foi ali que vi que seria o começo de uma nova jornada. O começo de um sonho, de uma experiência nova.

A luta contra a gordofobia | Candidata Patrícia de Fátima

Quantas vezes já vimos pessoas gordas representadas de forma positiva? poucas vezes ou nenhuma. É mais comum vê-la como motivo de pena, graça ou um misto dos dois. Mulheres gordas são sempre chamadas de comedoras compulsivas, eu mesma já fui. Ouvimos: “Aquela ali é preguiçosa “, “não emagrece porque é preguiçosa e come mais que a boca” ou “ta gordinha em, vai fazer um exercício ou uma dieta pra ver se ajuda”. A solução seria, primeiro de tudo, acabar com esse rótulo que a mulher tem que ser magra. Vi uma frase na internet esses dias: “O mundo é feito para pessoas magras”.

É com isso que temos que acabar; esses rótulos. Trabalhar mais com esse movimento plus size e mostrar o quão linda a mulher é, sendo gordinha, estando acima de seu peso! Não é só porque você é gorda, que você é feia ou doente. Esses rótulos, modos de falar, tem que acabar. Somos mais que isso. Como eu falei no começo: começar a trabalhar mais com o plus size positivamente e não negativamente. Não sermos tratadas como uma piada, pois somos seres humanos e temos sentimentos. A solução real é acabar com todos esses rótulos e obtermos mais trabalhos inclusivos e mais movimentos plus size.

Um conselho pra quem sofre e pra quem é gordofóbico

Eu, Patrícia, já sofri muito com o preconceito. Na época de escola eu era excluída. Os meninos me chamavam de feia, de gorda. Já sofri muitos ataques, já fui muitas vezes agredida verbalmente, até mesmo por pessoas próximas a mim. Isso, claro, resultou em problemas de saúde. Já tive muita crise de ansiedade e entrei num começo de depressão, mas meu DEUS é forte! Minha família tava comigo, minha cunhada orou comigo para que DEUS TOCASSE EM MIM, e tirasse esse sentimento de dentro de mim.

O que eu tenho a dizer pra quem está passando por isso é fique ao lado de quem realmente te apoia e te ama do jeito que você é, sem mais. Descarte pessoas tóxicas de sua vida, coloque DEUS na sua frente, sempre, e não deixe que uma palavra negativa te bote pra baixo. Levante essa cabeça, mulher, e mostre pra que você veio! CONSCIENTIZACÃO: O que você diz, pode ferir o outro. Principalmente quando ele já não se sente aceito pelos padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia. Por isso, evite expressões gordofóbicas. Hoje é ela, amanhã pode ser você, pense nisso. Mais amor, mais respeito ao próximo!

Autocuidado e mensagem de encorajamento por Patrícia de Fátima

Muita gente deve pensar: “Ah, ela tá participando de um concurso de gordinha, nem dever ser difícil né? Pode comer de tudo, quanto mais gordinha melhor. Não tem que se preocupar com a balança”. Aí que tá! Temos que nos preocupar sim com nosso interior, fazendo todas as refeições, nos horários certos, incluir salada, frutas, no começo e no final do dia, nas refeições. Além de beber bastante água e fazer um exercício; uma caminhada já tá valendo.

Geralmente faço um aeróbico, sem contar que, com alimentação correta e a água do nosso corpo em dia, a pela fica aveludada como bumbum de neném. Independe da sua história, dos obstáculos, não deixe de acreditar nos seus sonhos. Você pode sim, SONHAR ALTO E CHEGAR LÁ. Basta acreditar em si. Não desanime, acredite em você. Se você tem um sonho, corra atrás dele e não deixe que nada, nem ninguém, te impeça de alcança-lo. Juntas somos mais FORTES. Juntas podemos vencer a gordofobia.

Hey, Habib! A Revista Oka apoia ações de empoderamento e representatividade feminina. Por isso, estamos disseminando esse concurso por mais um ano. Agora que você conheceu a candidata Patrícia de Fátima, que está concorrendo ao título de A mais bela gordinha virtual 2020, aproveite para ler sobre moda para mulheres plus size, CLICANDO AQUI!

Comentários

Leia Mais
Miss Plus Size Maranguape 2019 – Caroline Ferdebêz