Sinais de depressão - Revista Oka
Sinais de depressão - Revista Oka

Sinais de Depressão mais relevantes

Hey, Habib! Vamos falar sobre os Sinais da Depressão? Essa é uma temática que aparecerá com frequência na Revista Oka pois trata-se de uma doença que afeta, a números crescentes, a população mundial. Se você quer entender melhor sobre os sinais de depressão seja para si ou para ajudar alguém, continue a leitura. Saiba identificar o início de uma depressão. Caso você consiga identificação com alguns dos sintomas abaixo, procure ajuda médica para melhor avaliação e diagnóstico adequados.

Os Sinais de Depressão mais relevantes são:

  • Apatia
  • Falta de motivação
  • Medos que antes não existiam
  • Dificuldade de concentração
  • Perda ou aumento de apetite
  • Alto grau de pessimismo
  • Indecisão
  • Insegurança
  • Insônia
  • Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
  • Sensação de vazio
  • Irritabilidade
  • Raciocínio mais lento
  • Esquecimento
  • Ansiedade
  • Angústia

O que é a Depressão

Depressão (CID 10 – F33) “é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite”.

Trata-se de uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves. Atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, sendo consider segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

Sintomas e Sinais de Depressão

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas. Se você tem experimentado alguns dos sintomas e sinais de depressão a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas, você pode estar sofrendo de depressão.

Causas

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro. Existem fatores genéticos envolvidos nos casos de depressão, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises.

Diagnóstico

O Diagnóstico é clínico e toma como base os sintomas e sinais de depressão descritos e a história de vida do paciente. Além de espírito deprimido e da perda de interesse e prazer para realizar a maioria das atividades durante pelo menos duas semanas, a pessoa deve apresentar também de quatro a cinco dos sintomas supracitados. Confie seu diagnóstico a um profissional especializado, de preferência um psicólogo ou psiquiatra. Não faça um autodiagnóstico nem automedicação.

Tratamento

A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar alterações cerebrais associadas à depressão. Depressão é uma doença que exige acompanhamento médico sistemático.

Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a indicação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise. Depressão não é frescura e tem tratamento.

Habib, não acreditamos que um conteúdo raso sobre o assunto seja capaz de ajudar, por isso decidimos começar com alguns conceitos básicos para lhe auxiliar a compreender e identificar os sinais da depressão. Seguimos com matérias cada vez mais profundas, com olhares profissionais, técnicas e demais tratamentos alternativos, além de salientar os meios tradicionais para tratá-la. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa, conte conosco. Estaremos sempre compartilhando alternativas que podem ajudar a passar por esse momento da melhor maneira possível. Precisa de uma palavra de apoio? Chama no instagram <3

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top 3 Stories

Leia Mais
5 Principais alongamentos de unhas. Qual seu favorito?
5 Principais alongamentos de unhas. Qual seu favorito?